Sisutec BA RJ

SISUTEC

Gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) consiste em um programa de sistema informatizado que inclui oferta de vagas para cursos técnicos em instituições de ensino, seja pública ou privada, de forma gratuita, para estudantes participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

  sisutec

Na Bahia, das 240 mil vagas gratuitas que o sistema oferta, 7,8 mil delas estão na Bahia, destinadas cursos técnicos, sendo a maioria em Salvador, seguida por Feira de Santana, Alagoinhas e outros municípios do Estado. Os cursos têm curta duração, normalmente duram menos de dois anos, mas conseguem preparar com eficiência o aluno para o mercado de trabalho.

Inscrições Cursos Sisutec BA

As inscrições para o Sisutec na Bahia são realizadas apenas pela internet de forma gratuita e rápida. Basta acessar o site e se inscrever no programa efetuando o cadastro. No ato de inscrição é necessário informar o número da inscrição e a senha que foram usados no Enem de 2013. Após realização da inscrição, o candidato pode imprimir o comprovante.

Uma chamada foi realizada em agosto e as aulas já devem ter início entre os dias 18 de agosto e 15 de setembro.São vários cursos oferecidos, a depender da instituição. Alguns deles são: Técnico em Radiologia, Técnica em Logística e Automação Industrial, este último sendo o mais disputado no Instituto Federal da Bahia (IFBA).

sisutec ba

Vagas para Cursos Sisutec BA

Terão prioridade nas inscrições os alunos que não recebem benefício do governo.Caso ele esteja inscrito em outros programas, deve cancelar sua inscrição para concorrer ao Sisutec. Outro grupo que tem prioridade é o de negros, pardos e indígenas. Para garantir a vaga do Sisutec, o aluno também precisa ter obtido ótimo resultado no Enem, sem zerar a prova de redação. Metade das vagas disponíveis no Sisutec são alunos de famílias com renda de até 1,5 salários mínimos.

Em caso de não preenchimento total das vagas, as chamadas “vagas remanescentes” poderão ser ocupadas por estudantes que já tenham concluído o ensino médio e que tenham realizado o Enem, sem apresentar nota zero.

Essa é uma grande oportunidade para se preparar para um mercado de trabalho que exige cada vez mais qualificação. Estude, aprenda, tenha uma profissão e dê um salto na sua carreira profissional. Fique atento aos novos prazos divulgados no site da Prefeitura e não perca a chance de se inscrever gratuitamente para a seleção do Sisutec na Bahia. Agora, só depende de você!

O Sisutec representou para muita gente uma grande oportunidade de retomar os estudos, especialmente para aqueles que buscam melhores qualificações para encontrar boas oportunidades no mercado de trabalho o mais rápido possível. Através dele, muitas pessoas puderam voltar para as salas de aula e lutar por novos horizontes.

Está interessado em voltar a estudar? Então se você mora no estado do Rio de Janeiro confira mais informações sobre os Cursos Sisutec RJ.

O que é o Sisutec?

Instituído pelo Governo Federal, o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica – Sisutec – é um sistema no qual as instituições de ensino superior privadas e gratuitas e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos ou profissionalizantes para candidatos que participaram do Enem.

Com processo seletivo realizado duas vezes por ano – uma vez a cada semestre – o Sisutec dá acesso a possibilidade do candidato conseguir uma vaga em um dos 586 estabelecimentos cadastrados em todo o Brasil. Entre as parcerias, participam universidades, institutos federais de educação, ciência e tecnologia, Senai, Sesi, Sesc e Senac além de escolas técnicas das redes estaduais.

sisutec rj

Cursos Sisutec RJ

Presente em todo o território nacional, o estado do Rio de Janeiro não é uma exceção entre os contemplados com vagas do Sisutec.

Estão disponíveis no estado do Rio diversos cursos técnicos e profissionalizantes nas mais diversas áreas do conhecimento. Quase todas os municípios contam com a possibilidade de um candidato ter acesso a essas vagas, porém maiores informações estão disponíveis somente através do site http://sisutec.mec.gov.br/.

Isso porque a relação de vagas e locais onde estão são divulgadas somente na proximidade das inscrições, além de ter um número variável de parceiros e áreas dos quais as vagas estão disponíveis.

Como me inscrever nos Cursos Sisutec RJ?

Para se inscrever e concorrer a uma das bolsas oferecidas pelo Sisutec, o candidato deverá ter feito a última edição do Enem e obtido nota acima de zero na prova de redação.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet através do site http://sisutec.mec.gov.br/ . O candidato deverá utilizar o número de inscrição e a senha da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para conseguir participar, portanto caso não saiba ou tenha perdido essa informação, deverá acessar o site oficial do Enem para recuperar esses dados.

Ao acessar o site e iniciar o processo de inscrição, você deve escolher no máximo dois cursos em ordem de prioridade. Após o fim do prazo das inscrições, o sistema ordenará automaticamente a lista de candidatos de acordo com o desempenho que estes tiveram no último Enem e considerando se o interessado preencheu algum critério de cota disponibilizada pelo sistema.

Depois disso basta ficar atento aos prazos para não perder nenhuma oportunidade, especialmente os prazos que estão relacionados a apresentação de documentos.

Boa sorte e bons estudos!

marozo Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *